[RESENHA] - 'O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia'

A resenha da vez é sobre o livro 'O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia'. O li em 2016 e me surpreendi com o que podemos aprender numa obra sobre um assunto considerado 'chato' por muitos, me fez mudar de ideia em relação à Filosofia. Espero que goste. :D                                                                                                   -  Felype Maciel




Autor:
Jostein Gaarder
Nacionalidade:
Norueguês
Ano de Publicação:
1991
Publicação no Brasil:
Número de Páginas:
Editora Seguinte | Companhia das Letras
568


Às vésperas do seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países onde foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente. 

O LIVRO

O Mundo de Sofia é um livro indicado a qualquer um que queira conhecer sobre a história da Filosofia Moderna, História Mundial, Artes, Ciências, entre outros. Se você pensou que esta é mais uma daquelas maçantes obras acompanhadas de termos técnicos, que tanto complica a vida de um leitor (por vezes inexperiente)... pensou errado. 

Diferentemente do que eu mesmo imaginava, este romance traz, através de um enredo empolgante, atrativo e até mesmo inesperado, um resumo sobre todo o percurso da filosofia primitiva até os dias atuais.

Para aqueles que começarão a aprender sobre esta matéria na escola ou para os que já iniciaram os estudos, este seria um importante livro para melhor compreender o que é essa disciplina, seus objetivos e métodos; além de poder viajar pela mente de importantes pensadores da história.

Somos convidados pelo autor a desvendar como, por que e o que pensavam desde os primeiros filósofos, conhecidos como “Filósofos da Natureza”, até os Iluministas; conheceremos períodos importantíssimos para a literatura e outras artes, como a Idade Média, a Renascença e o Barroco. Exploraremos a vida e as obras dos maiores sociólogos de todos os tempos (Descartes, Locke, Hume, Marx, etc) e as descobertas que contribuíram para os conhecimentos da humanidade.


A HISTÓRIA

Sofia, personagem central do livro, é uma adolescente prestes a completar 15 anos de idade. Ela vive com a mãe e o pai, capitão de um navio petroleiro, que, portanto, passa pouquíssimo tempo em casa.
Sofia vive também com seus bichinhos de estimação; devido à grande quantidade de animais, a mãe, em momentos de irritação, descreve a casa como menagerie – algo como um mini zoológico particular.
O mais engraçado é que a mãe não fala isso à toa: na casa vivem peixinhos ornamentais (Gulltop, Rødetthe e Svartepetter), periquitos (Smitt e Smule), uma tartaruga (Govinda) e também um gato malhado chamado Sherekan.
A garota tem  como melhor amiga Jorunn, com quem compartilha pensamentos e confidências.

Certo dia, voltando para casa com Jorunn, Sofia percebe na caixa do correio um bilhete anônimo direcionado a ela. O conteúdo da mensagem é uma indagação: “Quem é você? ”; o que provoca nela profundas reflexões sobre sua identidade e sua vida. O bilhete, como será revelado ao desenrolar do enredo, se mostrará algo maior do que Sofia poderia esperar.

Além dos bilhetes anônimos, Sofia passa a receber cartões postais de um major a serviço do Exército da ONU, no Líbano. Tais cartões deveriam ser direcionados à filha do desconhecido, mas são entregues à Sofia. Coincidentemente, as duas garotas fazem aniversário no mesmo dia.

Quem envia tais bilhetes? Por quê? ” “Por qual motivo o Major, alguém que Sofia não conhece, não envia os cartões diretamente para a filha? ” “Por que isso acontece com Sofia? ” “De onde vem o mundo? ” "Quem o criou?O que rege as regras do Universo? ” Para algumas dessas perguntas, você encontrará as respostas no livro, para outras, você terá de descobrir sozinho.


PELO MUNDO

O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 50 línguas. Teve sua primeira edição em português em 1995, que atualmente encontra-se em sua 32ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 3 milhões de cópias.

Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma minissérie na Austrália.

No Brasil, o livro já chegou a mais de um milhão de cópias vendidas.

Fonte: Wikipédia.


PERSONALIDADES CITADAS


Jostein Gaarder, cita, em sua obra, Aristóteles, Sócrates, Platão, Charles Darwin, René Descartes, Sigmund Freud, Karl Marx, dentre muitos outros.


socratesaristotelescharles-darwindemocritorene-descartesbaruch-espinosasigmund-freudfriederich-hegeldavid-humeimmanuel-kantjohn-lockekarl-marxplatao



FRASES E CITAÇÕES


"O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas."

"Quem sabe o que é correto age corretamente (...)
O verdadeiro conhecimento leva a agir corretamente."


"Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável, ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável!"


"Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas."


"Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos."


"Os que questionam são sempre os mais perigosos. Responder não é perigoso. Uma única pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas."


"O que se perde é infinitamente menor do que aquilo que se ganha. Você se perde nesta forma que você tem agora, mas ao mesmo tempo compreende que você é algo infinitamente maior. Você é o universo inteiro."



O AUTOR

Jostein Gaarder


Nasceu em 1952, na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com O Mundo de Sofia, já traduzido para 42 línguas. Mora em Oslo, com a mulher e dois filhos.
Da autoria de Gaarder, a Companhia das Letras publicou também O Dia do Curinga, Vita Brevis, e Através do Espelho, entre outros títulos.

Provável próxima resenha: Guerra Civil, de Stuart Moore.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Casas de Westeros - Casa Targaryen ATUALIZADO

Lombada "quebrada"

Paramoti: 60 Anos de História