Ano Novo, Leituras Novas; Ou Não

freepik (Adaptado)

Todo ano nossas listas de leitura só crescem. Assim como nossa vontade de ler coisa nova, conhecer outros gêneros e evoluir enquanto leitor. Nessa época de renovação, também prometemos mudar certas atitudes, como a velha história de comprar algo tendo vários livros intocados na estante. Ou ficar vendo o sumário pra ver quantas páginas restam para o próximo capítulo ou o fim do livro (eu faço muito isso).

Apesar de sentirmos essa necessidade de ler coisa nova, também é interessante reler alguma obra antiga da sua jornada até aqui. Algum livro que realmente marcou a sua vida e que não pegamos há um bom tempo. Nem precisa ser o livro, mas talvez aquele que tenha sido lido num bom ou mau momento, ou quando se era criança, ou um mais aleatório.

Se pararmos para pensar, um livro não fica marcado apenas pela história contida nas palavras dele, mas também pelo momento que vivemos durante a leitura. Quando folheio Os Melhores Contos de Moacyr Scliar, por exemplo, consigo me ver numa coluna da escola me divertindo com os contos ou, por vezes, achando-os bizarros. Lembro do conto que estava acompanhando durante uma viagem de ônibus rumo à capital no meio do mês de novembro, do sono que sentia naquele exato momento, da paisagem que vislumbrava pela janela, da ansiedade em chegar logo...

E é através desse curto texto que tento transmitir essa ideia: releia livros. Não só pela história, mas por você mesmo. Lembre um pouco  de alguma época antiga, veja como você era e o quanto evolui até o momento em que se encontra. Não há necessidade de reler muitos, mas tente com ao menos um durante o ano. Com certeza não se arrependerá.

E caso faça o que foi proposto nessa publicação, comente como foi sua experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Casas de Westeros - Casa Targaryen ATUALIZADO

Lombada "quebrada"

Paramoti: 60 Anos de História