Paramoti: 60 Anos de História

Paramoti: 60 Anos de Historia


Aos 60 anos, uma pessoa já pode se considerar idosa. Muitas histórias para contar, experiências adquiridas durante a vida, progressos e aperfeiçoamentos.

Não é muito diferente quando é uma cidade que tem 60 anos. A linha temporal é a mesma. Veja bem: quando nasce, uma cidade ainda não tem muitos habitantes, é pacata e não há grandes acontecimentos. Aos poucos, conforme vai crescendo e desenvolvendo-se, surgem problemas, que logo serão resolvidos gerando uma certa experiência. Começam então as mudanças: algumas boas, outras ruins, mas que no fim vêm para agregar.

Paramoti nasceu em 25 de janeiro de 1958, tão pequenina quanto um bebê. Cresceu, desenvolveu-se e transformou-se na cidade que hoje tanto amamos. Ainda em seus primeiros anos, ganhou novidades: um açude, que antes seria um pontilhão, não fosse a ideia de Honorato Feijó. Sua contribuição foi tamanha que o reservatório foi nomeado em homenagem a sua esposa e a si próprio: Porcina + Honorato = Porcinato. Desde então, o Açude Porcinato tornou-se um dos símbolos da cidade de Paramoti.

Ainda criança, o município ganhou o apelido que até hoje o caracteriza: Cidade da Paz. A história deste título começou quando Paramoti ainda era distrito de Canindé e chamava-se Santana. Nessa época, houve uma briga entre dois irmãos que resultou na morte de um deles. Sabendo disso, Abigael de Assis, um franciscano que por aqui estava de passagem, fincou uma cruz onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Declarou então que nenhum crime de morte aconteceria no distrito enquanto a cruz ali persistisse. Suas palavras mostraram-se verdadeiras e permanecemos quase noventa anos sem um crime de morte.

Porém, como mudanças sempre ocorrem no desenvolvimento de qualquer coisa, seja pessoa, animal ou até mesmo uma cidade, a cruz bendita pelo franciscano teve de ser retirada para a construção da principal igreja da cidade, em 1960, só retornando ao lugar de origem 49 anos depois.

Foi nesse meio tempo que as coisas desandaram, visto que a cidade voltou a ver a morte criminosa em 2000. Ainda assim, o delito foi cometido por alguém que não nasceu no município, tornando assim Paramoti não só a cidade da paz, mas também de habitantes igualmente pacíficos.

É realmente difícil perceber o quanto nossa cidade cresceu se não vivenciamos a época em que as luzes elétricas acendiam-se às 18h00min para apagarem-se pouco mais que três horas depois. Um sinal então era emitido para alertar a população sobre desligamento do motor de energia. A partir desse horário, era tão difícil ver vivalma na rua quanto a ponte sobre o Rio Canindé, construída apenas quando Paramoti já chegava à juventude de 23 anos, em 1981.

Antes disso, só era possível chegar até a área central do município atravessando o rio de canoa (na época em que havia mais água que areia), que era conduzida por Luís Catirina. O mesmo Luís que deu nome à Praça de Eventos, também conhecida por “praça de baixo”. E o mesmo Luís Catirina que fazia rapaduras e era dono de um clube de festas, que tinha maior funcionamento nos períodos de Carnaval e São João. Tão conhecido e tão ‘festeiro’, seria quase inevitável que recebesse a homenagem de ter seu nome posto na Praça de Eventos, onde são realizadas as tradicionais festas de aniversário do município e do fim dos festejos de julho.

E o que não falta aqui na Cidade da Paz é tradição. Mesmo antes do nascimento do munícipio, já eram realizadas as festividades de Nossa Senhora Sant’Ana, que até hoje atraem não só aqueles que aqui habitam, mas também visitantes que vêm apreciar a tradição e o pacato clima do munícipio. Nessas épocas também são atraídos os filhos da terra, que sentindo falta de Paramoti onde quer que estejam, vêm matar as saudades da anciã cidade.

E são essas características de pacatez e tradição, sem esquecer de seu povo hospitaleiro e batalhador, que nos fazem amar com grande afeição este exemplo de Cidade da Paz. Parabéns a Paramoti e a todos aqueles que contribuem tanto para a construção quanto para o reconhecimento de nossa história, também auxiliando no crescimento do município.

FarinhaAçude PorcinatoBusto de Frei DiogoPonte sobre o Rio CanindéImagem de Nossa Senhora Santa AnaTorre da Igreja MatrizArco na entrada da cidadeA cruz em frente à Igreja Matriz 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Casas de Westeros - Casa Targaryen ATUALIZADO

Lombada "quebrada"